quarta-feira, 22 de julho de 2009

Luz de evacuação em emergência possue baterias de 6v caso o sistema DC falhar, duração 10 minutos, o associado pushbutton tem que estar em ON.
CCAS- está continuamente monitorando todos os sistemas da aeronave, para prover a tripulação:
Alerta da existência de mau funcionamento no sistema ou aeronave em configuração perigosa, identificar o mau funcionamento, direcionar a apropriada ação corretiva.
O coração do CCAS é o CAC, o qual aquisiciona e processa as falhas do sistema e proteção do envelope de vôo e gera alertas aurais e visuais.
Três tipos de avisos visuais são usados: Máster Warning , Máster Caution e CAP (Crew alert panel) e também o local alert. Os locais alerts são independentes do CAC, em caso de falha do
mesmo eles estão operantes.
Princípios básicos:
1-Conceito de todas as luzes OUT em operação normal, todas as luzes deverão estar apagadas com exceção das luzes azuis (uso temporário)e as luzes verdes (transientes).
Seqüência de detecção:
1-Alerta Aural + MW/MC light.
2-Identificação CAP
3-Isolamento local alert off.
Os alertas são classificados em 4 níveis: warnings, cautions, advisories, information.
Alert Inhibition, inibe as seguintes funções:
Todas as luzes amber no CAP exceto, PRKG BRK, GPWS FAULT, CCAS, MNT PANEL, estas podem ser apagadas pressionando CLR no CAP.
Pressionando-se o T.OFF INHI. Pb antes da decolagem inibirá: ENG OIL, e Smoke Warnings e todos os cautions, exceto EFIS COMP., estas inibições são canceladas na retração dos trens de
pouso ou pressionando-se RCL pb. T.OFF Config. TEST pb.- monitora se a configuração da aeronave está correta para a decolagem, simulando PLs em T.OFF position (exceto PARK BRAKE).
Overspeed Alert: Aurais.
Flaps 15º-165kts. 30º-145kts. 45º-135kts. VMO – 250kts.
Stall Alert:Para gerar este alerta, a aeronave é equipada com dois probes de ângulo de ataque, um em cada lado da fuselagem dianteira, as informações são processadas pelo CCAS o que resulta em aural alert (cricket no manche), ativação do stick shaker e posterior ativação do stick pusher.
Alerta e ativação do stick shaker 12.5º sem gelo.
Ativação do stick pusher 15º
Quando seletado os horns ati-icing:
Alerta e ativação do stick shaker 7.5º
Ativação do stick pusher 15º
Alarme de estol e ativação do stick shaker são inibidos em solo.
Ativação do stick pusher é inibida durante 10 segundos após o Lift-off.
Em caso de falha do CAC, CCAS amber ilumina no CAP, alertas nível 2 são processados, a tripulação tem que monitorar o OVHD PANEL, onde os locais alerts estão ainda ativados. Os alertas nível 3 são normalmente processados.
*Sistema de Ar: é composto por duas packs e uma unidade de solo de baixa pressão, através de um conector usada para ar condicionado.
Três Outlets: duas Outflow valves usadas para controle de pressurização, uma Overboard valve usada para ventilação dos avionics. Duct Overheat- com 88ºC o limitador de temperatura fecha a válvula controladora, caso isto não ocorra o piloto deve fechar a mesma com 92ºC de temperatura.
Overheat no compressor da pack= 204ºC a pack valve fecha automáticamente.
Temperatura máxima do ducto= 88ºC.
Temperatura máxima da pack= 204ºC.
FLT COMPT= pack esquerda.
CABIN= pack direita.

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