quarta-feira, 22 de julho de 2009

TREINAMENTO

Nenhuma das janelas do cockpit abrem, os pára-brisas possuem um
controlador e aquecimento automático, o qual mantém a temperatura de 2oC externo e 21oC interno. Os probes windshield heat aquecem somente o pára-brisa e a primeira janela lateral.
Portas: A aeronave dispõe de três portas: a Cargo Door(única acionada eletricamente), a Entry e a Service Door, todas possuem janelas de equalização de pressão e são monitoradas por um painel de alarmes de portas, o qual indica a posição da porta e causa além da indicação visual, alertas aurais quando a CL do respectivo motor associado for levada além de FTR.
O ATR 42 possue cinco saídas de emergência: Duas laterais, na parte dianteira da cabine de passageiros, a escotilha no compartimento de vôo, a Entry e a Service Door. As saídas de emergência da cabine de passageiros não possuem indicação no painel de alarmes de portas.
Equipamentos de Emergência- O compartimento de vôo é provido de: Extintor de fogo de halon, machada, coletes salva-vidas, luvas ante-fogo, máscaras de oxigênio, óculos ante-fumaça, lanternas, cilindro de oxigênio.
A cabine de passageiros dispõe de dois extintores de fogo, um embaixo do assento da comissária e outro no baggage bin dianteiro, um cilindro de oxigênio portátil com uma das máscaras full face, e um kit de primeiros-socorros, localizados no lado direito dos bagga-ge bins, possue também 5 máscaras de oxigênio as quais podem ser conectadas em uma das quatorze saídas de oxigênio localizadas nas PSUS, sendo sete de cada lado. *Sistema de Oxigênio- mínimo para despacho 1.400 psi. A aeronave é equipada com dois sistemas de oxigênio a seguir:
Principal- consiste de um cilindro fixo atrás do assento do Comandante, normalmente carregado com 1.850 psi, o qual suporta em fluxo normal para três tripulantes 120 minutos e em fluxo 100% 15 minutos. Portátil- consiste de um cilindro portátil de 1.800 psi, o qual pode ser usado em propósitos médicos e suporta 15 minutos em fluxo 100% e 30 minutos em fluxo normal.
Vazamento de oxigênio: Low press<50 psi, alerta nível 2, single chime e indicação de OXY no CAP, LOW PRESS amber no painel de oxigênio. A pressão normal da linha de oxigênio é de 78
psi, abaixo de 50 psi ocorrerá os alertas acima. Uma válvula de segurança localizada no lado esquerdo dianteiro da fuselagem controla a pressão excessiva e abre após 2.700 psi, para normalizar o sistema, esta válvula possui um mostrador verde e no caso de pressão excessiva passa para cor amarela. O sistema de oxigênio e suas indicações são supridos pela DC ESS
BUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário